A implementação da Lei 10.639/2003,
que trata do ensino da história e da cultura afro-brasileira no currículo
escolar, foi discutida nesta terça-feira (23) em audiência pública da Comissão
de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. A audiência foi
solicitada pelo Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Rio
Grande do Sul.
Coordenada
pelas deputadas Ana Affonso (PT), presidente da Comissão, e Marisa Formolo
(PT), a audiência teve entre seus encaminhamentos a proposta de criação de um
polo acadêmico de formação continuada na área, que deverá ser coordenado pela
Unisinos e terá a participação dos movimentos sociais; a fiscalização do
cumprimento da lei por parte dos conselhos estadual e municipais de educação e
o agendamento de uma reunião do movimento negro e entidades representadas na
audiência com o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, para a
apresentação de sugestões.
Para o
coordenador do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, José
Antônio dos Santos da Silva, o racismo ainda é uma realidade presente na
sociedade e nos órgãos públicos. “Estamos sendo excluídos da discussão sobre a
lei”, completou.
O
conselheiro Antônio Saldanha, do Conselho Estadual de Educação, acrescentou que
há normativas do órgão para implementação efetiva da lei nas escolas e que não
vêm sendo plenamente cumpridas. “As manifestações do Conselho não estão sendo
atendidas. A lei deve ser cumprida também pelos municípios e escolas privadas”,
ressaltou. “Esta lei é a nossa libertação. Ela vai fazer com que nossos filhos,
netos e bisnetos tenham o respeito que não tiveram conosco”, completou o
representante do Movimento Quilombista, Pernambuco Lima.
Movimentos sociais expressivos envolvendo grupos negros perpassam toda a História do Brasil. Contudo, até a Abolição da Escravatura em 1888,
estes movimentos eram quase sempre clandestinos e de caráter específico, posto
que seu principal objetivo fosse a libertação dos negros cativos. Visto que os escravos eram tratados como propriedade privada, fugas e insurreições, além de causarem prejuízos
econômicos, ameaçavam a ordem vigente e tornavam-se objeto de violência e
repressão não somente por parte da classe senhorial, mas também do próprio
Estado e seus agentes.
Então, a principal forma de exteriorização dos
movimentos negros rebeldes contra a escravização, nos cerca de quatro séculos
em que a mesma perdurou no país (1549-1888), foi a quilombagem. Na definição de Moura:
“
|
Entendemos
por quilombagem o movimento de rebeldia permanente organizado e dirigido
pelos próprios escravos que se verificou durante o escravismo brasileiro em
todo o território nacional. Movimento de mudança social provocado, ele foi
uma força de desgaste significativa ao sistema escravista, solapou as suas
bases em diversos níveis – econômico social e militar – e influiu
poderosamente para que esse tipo de trabalho entrasse em crise e fosse
substituído pelo trabalho livre.
|
”
|
Embora como assinale Moura, a quilombagem tenha por
centro organizacional o quilombo,
para onde iam os escravos fugidos (e onde buscavam refúgio toda sorte de
excluídos e marginalizados da sociedade da época), ela englobava "outras
formas de protesto individuais ou coletivas", como as
insurreições (cujo marco é a de 1835, em Salvador) e o bandoleirismo, forma de guerrilha na qual grupos de escravos
fugidos se organizavam para atacar povoados e viajantes nas estradas.
Na acepção de Moura, como movimento
emancipacionista a quilombagem "antecede em muito, o movimento liberal abolicionista" (romantizado em obras de
ficção como "Sinhá-Moça", por exemplo) e que, enquanto
proposta política, somente começou a difundir-se após 1880, quando
o escravismo já entrara em crise. Contudo, pela ausência de mediadores entre os
escravos rebeldes e a classe senhorial, a problemática da quilombagem só podia
ser solucionada através da violência e não do diálogo. Neste aspecto, e embora
tenham existido exceções (a "República de
Palmares"
durou quase um século), a maioria dos movimentos quilombolas não dispunha de
meios para resistir longo tempo ao aparelho repressor do Estado.
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